segunda-feira, 6 de junho de 2016

Encontro de Formação da CFFB em Curitiba


Neste domingo, dia 05 de junho, aconteceu o encontro de formação da Família Franciscana do Núcleo de Curitiba. O encontro reuniu cerca de 50 religiosos e formandos, bem como irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular e JUFRA, para uma manhã de reflexão acerca do tema "A misericórdia no pensamento de São Francisco de Assis", conduzida por Frei Ângelo Siqueira, O.F.M. Conv.

O Núcleo de Curitiba já tem por tradição fazer vários encontros anuais, sendo a maior parte deles por ocasiões celebrativas dos grandes santos franciscanos (São Francisco, Santa Clara, Santa Isabel da Hungria...) e um de formação. Neste ano, o tema acompanha o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia proposto a toda a Igreja pelo Papa Francisco.

Frei Ângelo baseou-se em textos do Evangelho que nos mostram como Jesus foi movido pela misericórdia, sentimento de se colocar na situação do outro, de igual para igual, mergulhado em sua miséria por que se reconhece também na mesma condição. E a partir desta postura comum de Jesus ele levou a todos a percepção de que esta misericórdia estava entre os elementos essenciais do carisma franciscano: acima da fraternidade, da oração, do trabalho e da pregação, mas presente em cada uma destas dimensões de nosso carisma.

São Francisco se extasia na misericórdia de Deus e é grato por cada oportunidade em que pode viver a misericórdia com seus irmãos, identificando-se com aquele que erra por ele mesmo se considerar mísero pecador. Em sua carta a um Ministro, ele evidencia que não se pode querer que o outro ofereça bem maior que o Senhor lhe permite, que não se pode querer que os outros sejam melhores do que são, mas buscar aceitá-los e ajudá-los. E é nesta carta também, que se encontra uma das máximas do espírito de fraternidade e missão franciscana: "que todos encontrem misericórdia nos seus olhos, se misericórdia vieram buscar".

Além da celebração eucarística, houve também um tempo de partilha em grupos de experiências vividas de misericórdia nas comunidades religiosas que serviu à animação e incentivo para que se multipliquem sempre mais.

O encontro foi marcado pelo clima fraterno e alegre que envolveu partilha de alimentos e de histórias, marca de nosso carisma e ponto de identidade onde quer que estejamos. Uma boa forma de celebrar nossa unidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário