segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Encontro de Formação no Núcleo Cascavel


No último sábado, dia 19, parte da Família Franciscana de Cascavel e cidades vizinhas se reuniu para um dia de formação à luz da temática do recém celebrado Capítulo Nacional das Esteiras. O encontro aconteceu no Mosteiro Mãe da Providência, das Irmãs Clarissas na mesma cidade.

Frei Rodrigo, membro da coordenação do Regional Paraná da CFFB, falou aos presentes sobre a situação da Família Franciscana no Estado, sobre como temos muitas fraternidades e comunidades espalhadas, sobre a diversidade dos carismas franciscanos existentes (ao todo, 29 congregações distintas), presentes em quase 60 cidades paranaenses. É uma verdadeira força que testemunha o modo de ser franciscano. Em suas palavras, "somos realmente bons em cada uma de nossas atividades pastorais, desenvolvemos grandes projetos em prol do Reino, mas ainda assim, nossas iniciativas em comum são poucas e manifestamos pouco interesse de agirmos em conjunto".

Pensando nesta realidade, assomou-se à reflexão as palavras do Presidente da CFFB Nacional, Frei Éterson e dos outros assessores, que nos convidavam à conversão para a interdependência, ao aproveitar este novo sopro do Espírito Santo que nos move a nos agregarmos novamente, a nos animarmos mutuamente. A promovermos através de uma experiência vivida por cada um de nós, a Cultura do Encontro, que acolha a misericórdia divina e pretenda revelá-la na acolhida dos irmãos e irmãs que compõem esta grande família.

Após a reflexão e agradecimentos devidos aos esforços do irmão da OFS, Fábio Scriptore, que promovera o encontro. Os presentes celebraram a eucaristia, antecipando a celebração da Assunção de Nossa Senhora, rezando por todos os consagrados e consagradas e rendendo graças a Deus pela caminhada da Família Franciscana naquela região. Ao final da celebração, novas irmãs se colocaram à disposição para formar a nova coordenação do Núcleo, que havia sido desmontada devido à transferências de alguns membros.

Reflexão feita, eucaristia celebrada, uma bela confraternização concluiu o encontro, unindo os corações e enviando-nos renovados de volta às nossas fraternidades, para levarmos adiante este espírito de comunhão e ânimo para estarmos juntos, ansiando pela próxima atividade.

Que o Senhor vos dê a paz!





Nenhum comentário:

Postar um comentário