segunda-feira, 13 de março de 2017

Encontro com os Coordenadores dos Núcleos da CFFB Paraná


No último sábado, dia 11 de março, aconteceu em Curitiba o Encontro com os Coordenadores dos Núcleos da CFFB no Paraná. O encontro contou com a presença de representantes de 6 dos 8 núcleos existentes no Estado com o objetivo de iniciar uma caminhada em comum nas regiões onde há presença franciscana.

Eram, ao todo 20 religiosos e membros da Ordem Franciscana Secular que, no período da manhã, participaram de uma formação sobre o tema do Capítulo Nacional das Esteiras da CFFB, que será celebrado no dia 03 a 06 de agosto, a saber: o Perdão de Assis. Assim, foram apresentados o significado da Porciúncula para os franciscanos, e como ela representa para nós a guardiã do espírito originário do carisma franciscano; a partir deste princípio, a reflexão se voltou sobre a Indulgência do Perdão de Assis, em como ela foi pedida por São Francisco e como foi ganhando maior alcance no decorrer dos séculos. Tudo para ser fiel ao sentimento de Francisco que queria "salvar almas" tão simplesmente.

Ainda de manhã, foram apresentadas as informações sobre o Capítulo das Esteiras, sobre como se inscrever e sua programação. E já foram levantadas ideias de como promover maior participação dos núcleos neste evento. A ideia é de que toda a formação aqui oferecida pudesse ser repassada em cada Núcleo (o material ali oferecido pode ser encontrado clicando aqui) e onde se faria o convite para participar do Capítulo das Esteiras.

No período da tarde, cada representante dos Núcleos pôde falar sobre sua caminhada como Família Franciscana, as atividades agendadas, desafios encontrados e as alegrias vividas. Foi um momento rico, de animação mútua e com a possibilidade de intuir novos caminhos para cada região, conforme a realidade vivida pelos seus membros.

Já no final do encontro, surgiu a ideia, um sonho que, com a vontade de Deus, poderá ser trazido à realidade, de fazer encontros pelo Estado não somente com os coordenadores dos Núcleos, mas para todos os membros que desejarem participar. Vejamos para onde nos soprará o Espírito de Deus.


O encontro encerrou-se com a celebração eucarística, onde pudemos agradecer a Deus por este encontro fraterno e abençoar as Velas Comemorativas, que passarão por cada comunidade/fraternidade franciscana no Estado, como lembrete e convite para unirmos nossos corações em oração pelo Capítulo das Esteiras, por aqueles que o preparam ou dele participarão. Que Deus abençoe a nossa caminhada franciscana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário